Sugestões de livros

Os caras malvados

Os Caras Malvados” é uma coleção de histórias em quadrinhos, criada pelo australiano Aaron Blabey, traduzida por Janice Florido e publicada no Brasil pela Editora Saber & Ler.

Alguns animais têm fama de perigosos e assustadores. É esta a fama atribuída ao Sr. Lobo, o Sr. Cobra, o Sr. Tubarão e o Sr. Piranha, conhecidos por toda sociedade como “Os Caras Malvados”. No entanto, cansado do preconceito, dos gritos e olhares de reprovação, o Sr. Lobo reúne os amigos para anunciar a fundação do “Clube dos Caras Legais”: a partir daquele momento decidiram fazer apenas boas ações para salvar os fracos e oprimidos. Seu objetivo era que todos os outros animais os vissem como bonzinhos! 

Com a decisão tomada, partem para grandes aventuras no intuito de ajudarem o próximo, utilizando todos os dispositivos de super-heróis. Mesmo preparados, os amigos encontram adversidades no caminho, entre elas, o medo que os outros animais sentem deles, até as vítimas a serem salvas pelo grupo.  Além de “mal encarados”, os Caras Malvados ainda se encontram em processo de aprendizado, pois além de brigarem uns com os outros e terem dificuldade de conversar gentilmente, eles ainda tentam controlar os próprios instintos – como, por exemplo, o Sr. Cobra, que tinha hábito de devorar tudo o que via pela frente quando sentia fome. 

A linguagem de “Os Caras Malvados” é voltada ao público infantil, entre 8 e 12 anos. Ou seja, o livro tem como público-alvo os pequenos que estão na fase entre a infância e a adolescência. Este é o momento em que as crianças estão no processo de definição da identidade, questionando seus gostos e desenvolvendo uma percepção particular do mundo. Isto torna “Os Caras Malvados” uma leitura essencial e interessante, uma vez que o livro lida com questões morais e complexas de maneira simples, engraçada e didática! 

Envolvente, divertida, bem humorada e de tirar o fôlego, a coleção “Os Caras Malvados” é uma ótima pedida para os pais e educadores que querem contribuir para aprimorar o gosto das crianças pela leitura!

Deixe uma resposta